Projetos

Unimed 24 horas

Unimed 24 horas

Projeto de palestras realizadas com o corpo clínico da Unimed 24 horas, visando discutir a questão da ética nos relacionamentos profissional-paciente e profissional-profissional. Entre os temas abordados destacou-se a questão da busca de afeto por parte da clientela, que muitas vezes se sente oprimida pelas variáveis negativas do cotidiano, bem como o sentimento de impotência de muitos profissionais da área médica, quando se encontram diante desse público.

Editora COC / Brasil via satélite

Editora COC / Brasil via satélite

Filhos estudantes participação constante

Projeto desenvolvido junto a Editora COC e transmitido via satélite para as escolas parceiras, visando orientar os pais dos diferentes segmentos da educação a respeito de como avaliar e intervir nas situações inesperadas do dia a dia que envolve a aprendizagem e o comportamento.

Os encontros, que tiveram participação ativa dos pais, ocorreram a partir de seis temas:

- Aprendendo a ouvilos para poder entendelos
- Motivando sem estressar
- Proteção e autonomia
- O medo de errar na educação
- Aceitando os filhos como eles são
- Aprendendo a celebrar as vitórias de seus filhos

SIPAT Semana Interna de Prevenção de Acidentes

SIPAT Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Palestras voltadas para a percepção e intervenção em situações de ansiedade e estresse (os inimigos que mais causam baixa na qualidade erendimento profissional, sendo responsáveis pelo aumento de faltas ao trabalho), dentro do ambiente profissional. A busca pela otimização das relações humanas.

Trabalhos realizados nas empresas:

- Syngenta (Matão SP)
- Down agroscience (Cravinhos SP)
- Down agroscience (Jardinópolis SP)
- VCP Votorantim Celulose e Papel (Luiz Antonio SP)
- Nossa Caixa Nosso Banco Ribeirão Preto SP)
- Cetesb (Ribeirão Preto SP)
- SESC (Ribeirão Preto)
- Hospital São Lucas (Ribeirão Preto SP)

Gestão e coordenação cooperativa

Gestão e coordenação cooperativa

Proposta a ser desenvolvida em dois ou mais encontros, visando a implementação do olhar e das tomadas de atitude de gestores e coordenadores educacionais, no trato com a equipe pedagógica. O trabalho, que pode ter seus temas adaptados as necessidades da instituição contratante, aborda:

- A importância do estabelecimento de limites
A pós-modernidade e a falta de referências.
Quais são os valores que você usa em teu trabalho.
Somos exemplo?
- A corajosa parceria com as famílias
A escola sem a família perde seu sentido.
A personalidade é resultante da diferentes experiências.
- O que é indisciplina?
Diferenciar limite de disciplina.
A necessidade de se valorizar as parcerias.
O professor e/ou o coordenador e/ou o diretor no pátio.
- Postura e ética profissional
- A importância das perspectivas (futuro) em detrimento das circunstâncias
Quem não tem projeto não tem razão para o dia a dia.
- Ansiedade, estresse e depressão no ambiente pedagógico
Só agride aquele que se sente inferior.
- Técnicas de empatia
- Networking e liderança
- Estudo de casos

Família e escola na busca por uma linguagem única

Família e escola na busca por uma linguagem única

O projeto inicialmente busca oferecer para os pais da rede municipal de educação um ciclo de palestras que venha despertar o debate e servir de estimulador para a motivação e conseqüente melhora das relações familiares e de integração entre essa e a comunidade escolar.
A proposta, desenvolvida em 2008 no município de Altinópolis SP, preferencialmente deve ser debatida e adaptada aos interesses de cada município, podendo ser acoplada a atividades extras com os professores. Os temas inicialmente sugeridos são:

1- Pais precisam ser exemplo de vida
2- Autoridade na família
3- Limites: uma necessidade indiscutível
4- A questão das drogas
5- Sexualidade e liberdade

Importante observar que trabalhos com família precisam ser estimulados a partir de uma proposta de valorização de seus membros, visto que a maioria sente-se deslocada diante do ambiente escolar.