Atividade extra não existe

Publicado em Andei Pensando..., Educação e Psicologia.


Atividade extra não existe

Esse mundo que vivemos anda recheado de dois tipos de coisas básicas: as úteis e as que são, ou parecem ser, inúteis.De maneira geral, coisas como ler, escrever, fazer contas e interpretar textos simples ou complexos parecem ser os únicos conhecimentos importantes, a serem assimilados durante o tempo que se vive dentro de uma escola.

Conhecimentos capazes de estabelecer a grande diferença entre aqueles que farão sucesso e os que assistirão esse sucesso, dentro de um mundo tão cheio de diferenças que tanto criticamos e ao mesmo tempo acabamos por perpetuar.Estranho observarmos que enquanto muitos pais e alguns professores, esquecendo-se de acompanhar o processo de transformação e descobertas, aproveitando para aprender juntos, insistem em olhar seus filhos e alunos apenas pela ótica de um profissionalismo futuro, preocupados exclusivamente com o conhecimento formal, enquanto no mundo real do mercado de trabalho, encontramos grandes conglomerados empresariais buscando seus melhores profissionais dentre aqueles que se apresentam cada vez mais dinâmicos e criativos. Dinâmicos, criativos e livres de amarras. 

O profissional mais qualificado para as diversidades do século XXI é o que vai além do óbvio, não se bastando com o conhecimento acadêmico.A mistura do conhecimento formal e informal, com a disciplina nos estudos e no trabalho, bem como toda a indispensável maleabilidade nas relações sociais, só se completa quando essa pessoa, sendo conhecedora de suas mais simples habilidades, passa a desfrutar serenamente as portas que se abrem e se fecham á sua frente, se compreendendo menos dependente das cobranças externas.

Cada vez mais os testes de Q.I. e de personalidade, bem como as avaliações de conhecimento técnico e específico, vêm sendo substituídos por entrevistas abertas e dinâmicas de grupo. Cada vez mais diálogos que currículos meramente formais. Os currículos passam a ser apenas mais um item no processo.Os próprios trabalhos e tarefas em grupo, muitas vezes desprezados e evitados por pais e mestres, por interpretá-los como meio de alunos “acomodados” usufruírem do esforço e dedicação de outros, são fundamentais na formação de pessoas mais capazes de trabalhar e intervir em equipe; marca registrada desse novo e desafiador tempo que estamos presenciando.

Mas como esperar que crianças e adolescentes, ultimamente condicionados a pensar e produzir apenas individualmente, inclusive com o receio constante da concorrência dos próprios colegas, venham a se tornar prontas e dispostas a participar de debates em grupo, em prol de objetivos que não sejam estritamente pessoais.Enquanto as lutas no tatame mostram o quanto brigas sempre são desnecessárias, e as aulas de balé e jazz revelam o quanto é possível dançar somente no sentido lúdico dessa expressão, a música e o teatro auxiliam a quebra das resistências e inseguranças grupais.

As artes e os esportes nunca foram meros instrumentos de lazer. As artes e os esportes são instrumentos para o despertar de essências humanas, e para verificar isso, basta ver o quanto que os povos indígenas valorizam e se esmeram em suas práticas. Porém, apesar da dessas colocações, infelizmente, diante de resultados pedagógicos insatisfatórios, uma das punições mais utilizadas por pais, consiste em suspender a participação de seus “filhos temporariamente improdutivos”, das chamadas “atividades extras”, por considerá-las apenas recreativas e sem função prática, ou até mesmo nocivas à rotina dos estudos, quando em muitos casos, são as únicas oportunidades dessas crianças se curtirem, descobrindo potencialidades e se posicionando nas relações interpessoais. Essas sim, fundamentais para todo e qualquer tipo de futuro.

Uma criança que se gosta mais, na proporção em que conhece melhor seu leque de capacidades, estará sempre mais apta a se superar naquelas habilidades que lhe parecem escapar.Não existe atividade extra. Toda atividade que um ser humano possa vir a praticar, quer escolar, profissional, física ou artística, existe para oportunizar o desenvolvimento de habilidades que, após descobertas, passam a ser reconhecidas como características peculiares do alicerce em que se apoiará o desenrolar dessa vida.Não podemos confundir oportunidades inovadoras com atividades irresponsáveis.

Chega a parecer que diante de um mundo tão carregado de competitividade, esquecemos que o desenvolvimento e formação da personalidade, quando atropelados, resultam em um adulto recheado de medos e pouca criatividade, e isso o futuro dispensa.Você é capaz de se lembra do alívio que já sentiu, quando diante de uma situação sufocante, foi capaz de se reposicionar, reconhecendo-se e sendo reconhecido por outros ângulos?Uma coisa é certa; “não se pode punir habilidades”.

Elas existem para ser vividas e exteriorizadas, pelo bem da pessoa e dos que com ela convivem.



Comentários