Recomece-se

Publicado em Andei Pensando..., Educação, Cotidiano, Relacionamento e Psicologia.


Recomece-se

Ao fim de cada ano, algumas perguntas reaparecem e voltam a insistir em pressionar e marcar profundamente nosso semblante.O que conquistamos daquilo que havíamos projetado no início do ano?Dos projetos aclamados, quantos foram realmente lembrados e perseguidos com insistência e quantos abortamos antes mesmo de tentar?E, em que podemos acreditar e apostar para o ano que vem chegando?

Lembre-se que somente no âmbito escolar é que a vida se divide em anos, bimestres e semestres, com metas a serem cumpridas e avaliadas. Na vida real “as coisas” acontecem em um ritmo que, na maioria das vezes, costuma fugir de nosso controle, por mais que nossa petulância insista em desejá-las sempre bem presas em nossas próprias mãos.Saiba que o mundo, e toda a vida que nele se manifesta, é um lugar muito bem governado, porém dentro de parâmetros que na maioria das vezes não somos e nem seremos capazes de compreender e que, por essa razão, é que temos essa tendência alucinada de tanto reclamar ou tentar encontrar os culpados pelas situações que nos desagradam.

De tanto as pessoas terem sido transformadas em prisioneiras do tempo, é que constantemente nos deparamos com certas festas de Natal e Réveillon que se assemelham a uma final de campeonato para time que acabou de ser rebaixado.Abraços e tapinhas nas costas para que seja cumprida a obrigação social do bom relacionamento, quando muitas vezes se desejava estar bem longe de todo aquele povo.

Nunca foi repetindo tradições que se reconstruiu algo novo após uma derrota (ou sequência de derrotas). Para se renovar é preciso colocar “ar novo”. Quando caímos ou fracassamos em algum momento ou diante de algum fato, o que passamos a ter é a feliz oportunidade de um repensar (pensar sem preconceito) e de uma reprogramação sem a infeliz obrigatoriedade de atingir o sucesso, afinal “quem já caiu uma vez tem menos a perder”.Não tenha dúvida de que a carga mais pesada que podemos carregar (quando conseguimos) é a obrigação de alcançarmos metas, sempre com louvor e grande mérito.

Tudo muito bonito; pena que após alguns pequenos momentos de deleite, quando essas metas finalmente são atingidas, lá vem novamente a busca obrigatória e contínua de outras formas e fórmulas de felicidade imediata.Em teu próximo “ano novo” recomendo que você se predisponha a ir além e busque ser “um ser novo”, sem toda essa obrigação de ser um sucesso ou ter que contar com o sucesso de teu filho ou de tua empresa, para se sentir satisfeito.

Não comece o ano com sonhos resultantes daquilo que os outros desejam que você deseje.

“Precisamos ser salvos de todas as ocasiões em que não somos nós mesmos.” (Rod Bell)Desta vez, recomece-se.Feliz “ser novo” para você.



Comentários